CONECTA

________________________________________________________________________________ 
Os alunos do 9º Ano B (período Matutino) no
 Projeto Conecta
A sala prioritária que desenvolveu os trabalhos planejadas no decorrer do semestre foi motivada com atividades diferenciadas utilizando os recursos  tecnológicos disponíveis na Sala da Oi.
Os alunos da sala prioritária leram, produziram textos, levantaram dados e produziram gráficos, socializaram conhecimentos e refletiram sobre as ações do homem com relação ao meio ambiente.
As pesquisas e atividades desenvolvidas pelos alunos da sala prioritária foram significativas no processo de ensino –aprendizagem.
Através do projeto, os alunos adquiriram mais experiências com o uso das tecnologias na execução das atividades propostas e alguns professores foram surpreendidos pela desenvoltura e sucesso nos resultados dos trabalhos desenvolvidos.
Confira as atividades desenvolvidas na página da Sala - OI.
Alunos do 9º Ano B - matutino

Alunos do 9º Ano B com a professora de Geografia - Grecieli

Alunos - 9º Ano B -sala prioritária


Professora de tecnologia - Sala Oi - matutino- Marcia Mª. L. F. Hajjar.


 

________________________________________________________________________________

Alunos do período vespertino estão participando ativamente do Projeto Conecta Escola

           Os alunos do  Ano E estão participando do projeto Conecta Escola no laboratório de informática da Oi no período vespertino. Os alunos estão sendo orientados pela Professora Instrutora Grecieli P.S. Abreu e pelas Professoras Elisandra (Língua Portuguesa), Eunice (Matemática,) Graciana ( Artes,) Leda (Ciências), Irany (História), Edir (Geografia) e Beth (Educação Física.) Os alunos estão desenvolvendo uma série de atividades com o auxílio do sistema operacional Linux Ubuntu e do pacote Br Office.
           A participação dos alunos no projeto tem contribuído, para uma melhora significativa no ensino-aprendizagem e no comportamento dos alunos em sala de aula. A turma vem desenvolvendo atividades desde o mês de junho, e os resultados estão refletindo na sala de aula; a turma ficou em primeiro lugar na Gincana Ambiental de coleta de materiais recicláveis da Escola Estadual Rui Barbosa no período vespertino, mostrando que os mesmos estão empenhados em uma política de preservação do meio-ambiente através do desenvolvimento sustentável e do consumo consciente.
           Confira algumas das atividades realizadas pelos alunos do 7°E durante o projeto na página SALA-Oi aqui mesmo no Blog da nossa escola.







 Professora Elisandra (Português) e os alunos do 7° E  participantes do projeto Conecta Escola no Laboratório de Informática da Oi no período Vespertino.

______________________________________________________________________________
Projeto Conecta ajudando a melhorar a leitura dos alunos

Os alunos do 2º Ano A, Ensino Fundamental, do período vespertino, estão participando do Projeto Conecta Escola na STE 1, eles têm melhorado as competências de leitura e produção textual com o auxílio da tecnologia.
     As aulas na STE são sempre muito esperadas e bem aproveitadas, pois proporcionam aos estudantes uma maneira mais lúdica de vivenciar o mundo das letras e consequentemente melhorar a aprendizagem da leitura e da escrita.
     As professoras escolhem cuidadosamente os jogos, textos e atividades que a turma realiza com muito empenho e entusiasmo.



"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas".
( Jean Piaget )

______________________________________________________________________________







PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO POR TURMA PRIORITÁRIA
Segundo Semestre Letivo de 2011
 Identificação da escola
Formulário Sala Oi - 
Período Matutino - Professora: Márcia Maria L. Hajjar
UF: Mato Grosso do Sul
Município: Campo Grande
Escola: Escola Estadual Rui Barbosa
 Identificação da Turma Prioritária
ENSINO MÉDIO/Ano: 9º Ano
Turma: B
Turno: MATUTINO
 Responsáveis pelo Planejamento Pedagógico dessa turma
Coordenador pedagógico: Antônio Carlos

E-mail:
Tel:
(67) 3314-7052
Responsável pela STE:

Márcia Maria Lopes Ferreira Hajjar
E-mail:

Tel:
(67) 3314-7052
Endereço do blog ou site onde serão divulgadas as atividades projeto:

Professores envolvidos no projeto
Professor (es):
Nilce de Fátima Campelo Silva
Zulmira Aparecida R. de Lima
Edson dos Santos Marques
Grecieli Pio Souza Abreu
Rosângela Aparecida de Souza
Andréa Toscano Silva
Rita Elaine Alves de Arruda
Disciplina (s):
Língua Portuguesa
Matemática
História
Geografia
Artes
Ciências
IngLês



 Objetivos da utilização da STE com essa turma
Objetivos de aprendizagem:
Sensibilizar para conscientizar dos reflexos das ações do homem ao meio ambiente.
Ler , produzir textos e levantar dados como recurso de sistematização e socialização dos conhecimentos adquiridos sobre os temas abordados.
Produzir gráficos a partir de dados da Gincana Ambiental da coleta seletiva de materiais recicláveis, além de utilizar as tecnologias para realizar atividades de lógica.
Pesquisar e Contextualizar a evolução do Lixo no decorrer da história.
Reaproveitar materiais recicláveis para confeccionar jogos educativos e embalagens.
Conscientização do uso correto das lixeiras seletivas.

Conteúdos curriculares a serem abordados:
Língua Portuguesa: Produção de texto/ Coerência. Ortografia
Matemática: Gráficos e cálculos
História: Evolução do Llxo da Pré História aos tempos atuais.
Geografia: Urbanização localização dos aterros Sanitários em Campo Grande.
Artes: Confecção de embalagens - estética
Ciências: Tema Transversal- Meio Ambiente
Educação Física: Objetos de academia




 Procedimentos de Aprendizagem

  • Língua Portuguesa: Produção de texto/ Coerência. Ortografia ( Criação de Blog e atualização das postagens;
  • Matemática: Gráficos e cálculos relacionados a arrecadação da gincana Ambiental- Br Office Calc 02 aulas
  • História: Evolução do Llxo da Pré História aos tempos atuais. (Pesquisa e registro em Multimídia- BrOffice Impress- e utilização da Linha do tempo – Br Office Draw)
  • Geografia: Urbanização localização dos aterros Sanitários em Campo Grande ( Documentário “Lixo Extraordinário” e criação de documentário realizado pelo aluno e socializado na Sala da Oi.
  • Artes: Confecção de embalagens – estética ( Utilização dos rolinhos de papel higiênico para confeccionar embalagens )
  • Ciências: Tema Transversal- Meio Ambiente ( Criar Banner para conscientizar sobre o uso correto das lixeiras seletivas)
  • Inglês Atividades com a música 3Rs do cantor norte-americano Jack Johnson, tradução e exercícios de gramática da língua inglesa e apresentação da música;

  • Língua Portuguesa: Criação de Blog (01 aula) e atualização das postagens- textos relatando ações do projeto, tais com Gincana Ambiental - (4 aulas )
  • Matemática: (Gráficos e cálculos relacionados a arrecadação da gincana Ambiental)
  • Geografia: Assistir os vídeos relacionados ao tema abordado – “Lixo Extraordinário” 02 aulas
Entrevista – Pesquisa de Campo – Apresentação dos vídeos( criados pelos alunos utilizando celular e câmeras e editados em suas casas) – 03 aulas
  • Ciências: Elaboração de Banners utilizando BrOffice Draw Tema: O uso consciente das lixeiras seletivas; 04 aulas – Apresentação dos banners e postagem nos blogs dos alunos;
  • História: Evolução do Llxo da Pré História aos tempos atuais. (Pesquisa e registro em Multimídia- BrOffice Impress- (4 aulas) e elaboração de da Linha do tempo – Br Office Draw) 4aulas
  • Artes: Confecção de embalagens – estética ( Utilização dos rolinhos de papel higiênico para confeccionar embalagens ) Na STE os alunos irão postar no blog as fotos da atividade realizada em sala e o procedimento utilizado. 02 aulas
  • Inglês Atividades com a música 3Rs do cantor norte-americano Jack Johnson, tradução e exercícios de gramática da língua inglesa e apresentação da música. 02 aula
 Recursos tecnológicos a serem utilizados nas atividades

STE ( Tecnologias da comunicação e informação), Data Show, Notebook, , biblioteca, TV, DVD.
  • Será utilizado o Data show para socializar algumas atividades desenvolvidas.
Produto Final produzido pelos alunos
  • Culminância do Projeto envolvendo toda escola com atividades práticas-04/11/2011
  • Socialização dos trabalhos online / ou blog.
 Cronograma das atividades
  • Agosto : Planejamento das atividades/ Pesquisas/
  • Setembro: Desenvolvimento das multimídias e postagens no blog.
  • Outubro: Desenvolvimento e Socialização do resultado das pesquisas e postagens nos blogs.
  • Novembro: Culminância do Projeto Recicla Bio - 05/11/11
Avaliação e Resultados Esperados

  • Cada Professor irá avaliar de acordo com seus critérios de forma qualitativa e quantitativa.
    Qualitativa: Quando o aluno apresenta interesse, participação e responsabilidade nos conteúdos das atividades do projeto consequentemente pode ajudar no processo ensino-aprendizagem e contribuir para um aumento das notas que corresponde a avaliação quantitativa..

 Referências utilizadas 
Universidade Livre do Meio Ambiente -http://www.unilivre.org.br/
Reciclagem
Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Ministério do Meio Ambiente
http://www.mma.gov.br/sitio/




    Formulário Sala Oi - Período Vespertino
Professora: Grecieli P. S. Abreu 


PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO POR TURMA PRIORITÁRIA
Segundo Semestre Letivo de 2011
I. Identificação da escola
UF: Mato Grosso do Sul
Município: Campo Grande
Escola: Escola Estadual Rui Barbosa
II. Identificação da Turma Prioritária
Etapa de Ensino/Ano:
Turma: E
Turno: Vespertino
III. Responsáveis pelo Planejamento Pedagógico dessa turma
Coordenador pedagógico:
Rosemary P. Pedro Gomes
E-mail:
Tel:
(67) 3314-7052
Responsável pela STE:
Grecieli Pio Souza Abreu

E-mail:
gregeografia@hotmail.com
Tel:
(67) 3314-7052
Endereço do blog ou site onde serão divulgadas as atividades projeto:

Professores envolvidos no projeto
Professor (es):

Edir Monteiro
Elisandra M. de Oliveira
Eunice Ferreira Leite
Graciana Goedert
Irany Sivieiro
Leda Márcia N.M. Nubiatto
Elisabete Maria C. Fripp
Rita Elaine

Disciplina (s):

Geografia
Língua Portuguesa
Matemática
Artes
História
Ciências
Educação Física
Língua Inglesa
IV. Justificativa
Descrição da realidade da turma que justifique a elaboração do projeto de ensino e aprendizagem:
A turma selecionada para desenvolver as atividades do projeto é uma turma do 7°Ano do Ensino Fundamental. Na Escola existem outras duas turmas desta série no período Vespertino, porém esta turma em especial merece uma certa atenção e dedicação por parte dos professores, pois apresentam inúmero problemas de indisciplina e consequentemente de aprendizagem. Há uma grande disparidade entre os alunos desta turma, pois muitos já estão cursando a série pela segunda vez e isso acaba contribuindo para as ocorrências, desentendimentos entre os alunos, indisciplina e dificuldades de aprendizagem.
Durante o primeiro semestre de 2011, a turma apresentou muitos problemas e dificuldades de aprendizagem de acordo com os professores e a coordenação pedagógica e diante desta situação a coordenadora da turma indicou esta turma para o trabalho prioritário no Projeto Conecta Escola na Sala de Tecnologia Educacional.

V. Objetivos da utilização da STE com essa turma
Objetivos de aprendizagem:
  • Permitir que os alunos possam se socializar com as demais turmas, para diminuir o problema da indisciplina em sala de aula, delegando tarefas e responsabilidades aos mesmos dentro e fora da sala de aula;
  • Motivá-los a participar de atividades pedagógicas em sala de aula e no laboratório de informática, para melhor o ensino-aprendizagem dos mesmos;
  • Desenvolver nos alunos uma consciência ambiental, para incentivar o processo de reciclagem dentro e fora do ambiente escolar;
  • Realizar atividades de pesquisas na sala de tecnologia educacional e colocar algumas atividades em prática que permitam o reaproveitamento de materiais recicláveis diminuindo a produção do lixo no meio escolar e no meio urbano.
Conteúdos curriculares a serem abordados:
  • Meio Ambiente;
  • Reciclagem de Materiais;
  • Linguagem ortográfica
  • Produção de Alimentos;
  • Urbanização;
  • Industrialização;
  • Problemas Urbanos;
  • Verb to be;
  • Gráficos Matemáticos;
  • Lixo Urbano;
  • História do Lixo;
  • Brinquedos Educativos.

VI. Procedimentos de Aprendizagem
  • Descrever as atividades a serem realizadas na STE, relacionando-as aos conteúdos disciplinares e/ou a projetos de aprendizagem da escola;
  • Descrever as estratégias/dinâmicas a serem utilizadas na realização das atividades.

  As ações deste projeto que será desenvolvido com os alunos do 7°Ano - E, estão na proposta pedagógica que foi entregue ao NTE, no incío do ano de 2011.As ações deste projeto fazem parte do Projeto Recicla Bio que é um projeto da Escola Estadual Rui Barbosa, para o ano de 2011. Os professores e alunos estão comprometidos em desenvolver ações dentro desta proposta. Diante disto, optou-se por dar seguimento a estas atividades, focando os alunos desta turma, para executarem diversas atividades pedagógicas sobre o tema Reciclagem, visto que este conteúdo, está relacionado aos conteúdos que os alunos estão estudando em sala de aula.
   Os alunos desta série, irão desenvolver atividades em todas as disciplinas do currículo escolar:
  Português: Criação de Blogs para postagem de notícias e divulgação de atividades, desenvolvidas durante o projeto na escola.
  Matemática: Quantificação de dados da Gincana Ecológica, para elaboração de gráficos demonstrativos dos materiais arrecadados.
  Ciências: Pesquisas de receitas de comida, feitas com restos de alimentos, tais como cascas de frutas e legumes e produção de alimentos, sucos e vitaminas reaproveitando partes de alimentos que seriam descartados junto ao lixo orgânico.
  Geografia: Exibição do documentário “Lixo Extraordinário” do artista plástico Vik Muniz, produção de textos e pesquisas sobre os aterros sanitários no Estado de Mato Grosso do Sul e no Brasil.
  História: Pesquisas sobre a história das civilizações e o aumento da produção de lixo ao longo dos séculos e a influência deste impacto no meio ambiente.
   Inglês: Atividades com a música 3Rs do cantor norte-americano Jack Johnson, tradução e exercícios de gramática da língua inglesa e apresentação da música.
  Educação Física: Pesquisas e elaboração de objetos e brinquedos educativos, utilizando materiais recicláveis.


VII. Recursos tecnológicos a serem utilizados nas atividades
Além dos recursos da STE, considerar outros recursos disponíveis na escola:
Para a execução das atividades serão usados, o data show, notebook, câmera digital, caixa de som, laboratório de ciências e outros recursos que serão incorporados aos trabalhos, mediante a necessidade.
VIII. Produto Final produzido pelos alunos
Especificar a previsão efetiva do que será produzido pelos alunos com o uso das tecnologias.
Conforme relatado anteriormente, os aluno irão desenvolver pesquisas na sala de tecnologia educacional e apresentações dos resultados obtidos no laboratório, bem como a criação de blogs.
Além das atividades no laboratório, pretende-se desenvolver ainda, atividades práticas no laboratório de ciências, para prática das receitas culinárias obtidas nas pesquisas e também confecção de brinquedos educativos.

IX. Cronograma das atividades
Especificar as etapas e períodos de realização das atividades.
Meses
Ações
Agosto
- Reunião Pedagógica com os professores regentes; - Divulgação do Projeto Conecta Escola; - Escolha da turma prioritária; - Início das atividades no laboratório de informática.
Setembro
- Elaboração e execução das aulas no laboratório de informática; - Pesquisas sobre o tema e execução das atividades propostas pelos professores regentes.
Outubro
- Execução das atividades no laboratório de informática e exercícios práticos no laboratório de ciências.
Novembro
- Encerramento das atividades do Projeto Conecta Escola e Apresentação dos trabalhos no Seminário do NTE.

X. Avaliação e Resultados Esperados
Especificar os critérios de avaliação das atividades desenvolvidas pelos alunos na STE e os resultados esperados:
Os alunos serão avaliados mediante a realização das atividades propostas pelos professores regentes nas disciplinas participantes do projeto.
Espera-se que os alunos participem das atividades propostas e que estas atividades contribuam para uma melhoria significativa da aprendizagem, bem como, dos problemas relacionados a disciplina e comportamento dos alunos.

XII. Referências utilizadas (livros, sites, revistas, periódicos, etc.)
Sites:
Reciclagem
Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Ministério do Meio Ambiente
Revista Veja

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: A formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.
SATO, Michele. Formação em Educação Ambiental: da escola à comunidade. Brasília: MEC, 2000.
AGENDA 21: Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Curitiba: Ipardes, 2001
 

A sala prioritária que desenvolveu os trabalhos planejadas no decorrer do semestre foi motivada com atividades diferenciadas utilizando os recursos  tecnológicos disponíveis na Sala da Oi.
Os alunos da sala prioritária leram, produziram textos, levantaram dados e produziram gráficos, socializaram conhecimentos e refletiram sobre as ações do homem com relação ao meio ambiente.
As pesquisas e atividades desenvolvidas pelos alunos da sala prioritária foram significativas no processo de ensino –aprendizagem.
Através do projeto, os alunos adquiriram mais experiências com o uso das tecnologias na execução das atividades propostas e alguns professores foram surpreendidos pela desenvoltura e sucesso nos resultados dos trabalhos desenvolvidos. Confira as atividades na página da Sala- Oi.
Alunos do 9º Ano B

Alunos do 9º Ano B e Professora Grecieli de Geografia

Alunos do 9º Ano B - Turma prioritária
Professora de tecnologia - Marcia Mª. L. F. Hajjar

Um comentário:

  1. Procurei, procurei até que enfim achei o blog da escola. É com todo prazer que sigo e recomendo, especialmente à aqueles alunos que tiveram que sair da escola por algum motivo, seja porque já concluíram o ensino medio ou devido as circunstâncias do dia-a-dia não tiveram escolha e tiveram que deixar a escola. Bom, a segunda opção é exatamente meu caso. Só de lembrar que passei mais do que a metade dos anos estudando no Rubão me da uma tremenda nostalgia... Posso dizer que tudo o que sei, referente às disciplinas aprendi aí, somente aí, com os melhores mestres, todos experts no assunto em que manejavam, mas posso destacar alguns que estarão pra sempre em minha memória como o Glauber que me ensinou mais do que a mera lição de matemática que sinceramente eu odiava, mas com ele aprendi não só a resolver os 'probleminhas' como a lidar com eles e até gostar talvez. :D aaaaahh meu REI, o Reinaldo além de ser o prof mais lindo é o mais manso, é exatamente aquele prof que se encaixa muito bem nos padrões de colegios particulares, ele realmente é excelente. Meu negão nao poderia ficar de fora, ainda bem que mesmo depois de ter me afastado do Rubão ainda o vejo :) confesso que muitas vezes ele me deu muita 'canja', tô falando de muita meeeeesmo! Só nao passava com ele quem literalmente nao queria 'nada c/ nada' mesmo. Advogado, prof na facul e na melhor escola, esse sim merece troféu jóinha :D Que saudade de todos, da Tânia, do Sr. Antônio, da Amanda Azambuja, do Julio Beck, do meu frango Cassyo, do Javinha, awn awn >.<
    A escola continua firme em sua obra maravilhosa e acredito que a tendência é se aperfeiçoar cada vez mais. O canteiro encemeado por ela em minha vida continuará dando frutos e... Sorte é a minha que agora posso me fartar dessa vasta plantação.

    Cordialmente,

    Thâmily Duarte de Abreu
    De 2000 a Junho de 2010.

    ResponderExcluir